D O R Y S   D A Y
FILMOGRAFIA


THOU SHALT NOT KILL 1939
Thou shalt not kill

LADY BE GOOD 1941
Lady be good

UM ROSTO DE MULHER 1941
A woman's face

ROMANCE AM ALTO MAR 1948
Romance on the high seas

MADEMOISELLE FIFI 1949
It's a great feeling

MEUS SONHOS TE PERTENCEM 1949 
My dream is yours

ÊXITO FUGAZ 1950
Young man with a horn
Toda narrativa que exprime o contexto de Êxito fugaz [Young man with a horn] denota o paralelo entre infância e mocidade, intermédio que manifesta no pequeno Rick Martin [Kirk Douglas] o deslumbre pela música, desde a percepção dos primeiros acordes de piano ao fascínio pelo som agudo do trompete. Desvalido dos pais desde os nove anos de idade e criado pela irmã Marge Martin [Mary Beth Hughes] figura um tanto desinteressada por sua educação, é entre fugas noturnas que conhece o trompetista de jazz Art Hazzard [Juano Hernández]...
NO, NO, NANETTE 1950
Tea for two

CONQUISTANDO WEST POINT 1950
The West Point story

DILEMA DE UMA CONSCIÊNCIA 1951
Storm warning

ROUXINOL DA BROADWAY 1951
Lullaby of Broadway

ESTRELAS EM DESFILE 1951
Starlift

MEUS BRAÇOS TE ESPERAM 1951
On Moonlight bay

SONHAREI COM VOCÊ 1951
I'll see you im my dreams

COMBINAÇÃO INVENCÍVEL 1952
The winning team

PARIS EM ABRIL 1952
April in Paris

ARDIDA COMO PIMENTA 1953
Calamity Jane

LUA PRATEADA 1953
By the light of the silvery moon

COM O CÉU NO CORAÇÃO 1954
Lucky me

CORAÇÕES ENAMORADOS 1954
Young at heart
A primeira sensação e o que realmente me atraiu em Corações enamorados [Young At Heart], além é claro de ser uma obra interpretada por Frank Sinatra, foi a introdução apaixonante, com um encantamento digno do romantismo dos anos cinquenta, ao som do próprio artista cantando Young at heart [que se tornaria um grande sucesso em sua carreira dali para frente]. Um casal caminha abraçado durante a noite por uma rua repleta de árvores e flores das mais diversas, absurdamente calma, bem ao estilo das cidadezinhas do interior norte americano, estes ao passarem frente a uma casa que de portas e janelas abertas deixava escapar o som doce de uma flauta com a melodia da música tema que daria o tom ao filme
AMA-ME OU ESQUECE-ME 1955
Love me or leave me

JULIE 1956
Julie

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS 1957
The man who knew too much

UM PIJAMA PARA DOIS 1957
The pajama game
A fábrica de pijamas Sleeptite apesar de toda credibilidade neste segmento, não consegue conter o furor do quadro de funcionários, ávidos por reajuste substancial em seus salários. Pelas mãos do rude e prepotente Myron Hasler [Ralph Dunn] passa toda exaltação e descontentamento do ambiente contaminado, insatisfação que alcança níveis comprometedores, a ponto de implicar na produção das peças. Neste clima, vendo a impotência do principal ajudante Vernon Hines [Eddie Foy Jr] em resolver ou amenizar os fatos e a confessa incapacidade de Gladys Hotchkiss [Carol Haney] sua secretária, Myron resolve contratar um superintendente durão, o novo funcionário Sid Sirokin [John Raitt] apesar das atitudes viris, arranca suspiros das moças e provoca ciúmes nos rapazes...
UM AMOR DE PROFESSORA 1958
Teacher's pet

O TÚNEL DO AMOR 1958
The tunnel of love

VIUVINHA INDOMÁVEL 1959
It happened to Jane

CONFIDÊNCIAS À MEIA-NOITE 1959
Pillow talk
O conflito constante entre Jan Morrow [Doris Day] e Brad Allen [Rock Hudson] é o tempero que discorre durante toda trama de Confidências a meia-noite [Pillow Talk]. Solteira e resolvida profissionalmente, Jan é uma requisitada decoradora de ambientes em Nova Iorque, já Brad inveterado conquistador, ganha a vida compondo canções de sucesso para a Broadway. Mundos distantes, porém interligados por uma linha telefônica - fato comum na década de cinquenta quando o prestamento ainda era precário nas grandes metrópoles e cada usuário se obrigava a dividir seu número com outro - sem se conhecer trocam farpas frequentes, o desafeto entre ambos dá-se pela ocupação contínua do galante sedutor em suas conquistas amorosas, impedindo que a jovem utilize o serviço para fins profissionais queixando-se a companhia responsável, acirrando ainda mais a relação...
JÁ FOMOS TÃO FELIZES 1960
Please don't eat the daisies

A TEIA DA RENDA NEGRA 1960
Midnight lace

VOLTA, MEU AMOR 1961
Lover come back
A Madison Avenue do final dos anos cinquenta e começo dos sessenta já transpunha fervorosa os clichês de centro nervoso do mundo da publicidade, mais parecida a uma arena romana em dias de ostensivos combates corpo a corpo, onde soldados malevolentes intitulavam-se vitoriosos ainda antes do embate. Pequeno presságio de magnitude ampla aos desafetos Carol Templeton [Doris Day] publicitária emergente da agência Bracket McGalpin & Gaines, de índole apurada e seu oponente Jerry Webster [Rock Hudson] chefe da Ramsey & Sons, outra empresa do ramo, que se preciso utiliza de subterfúgios ilícitos para obter seus contratos...
CARÍCIAS DE LUXO 1962
That touck of mink
Se os atributos rendem a confiança e conduzem o destino, deve-se tirar o melhor proveito deles, mas Cathy Timberlake [Doris Day] parece não usufruir desses subterfúgios peculiares a uma jovem de classe baixa, recém-chegada a Nova York, em constante busca por oportunidade profissional. O súbito fato se dá ao aproximar-se de uma esquina para cruzar a rua e ser surpreendida pelo Rolls-Royce do milionário Philip Shayne [Cary Grant] que molha todo seu vestido ao passar sob uma poça de água, justamente quando ela se dirigia a uma entrevista de emprego...
A MAIS QUERIDA DO MUNDO 1962
Billy rose's jumbo

TEMPERO DO AMOR 1963
The thrill of it all
Beverly Boyer [Doris Day] e Gerald [James Garner] seguem princípios habituais a qualquer família tradicional ‒ uma dona de casa aplicada e um médico dedicado completamente a profissão, comprometidos inteiramente com a criação dos filhos ‒ distante das metáforas determinantes aos relacionamentos modernos. Contudo, após jantarem na casa de uma feliz paciente ‒ senhora Evelyn Fraleigh [Arlene Francis] ‒ grata ao eficaz método para engravidar aplicado por Gerald, suas rotinas tomariam rumos inesperados. Durante um comentário à mesa proferido por Beverly sobre a eficácia do sabonete Happy em sua filha, sequer imaginaria estar sentada ao lado do milionário fabricante do produto, Sir Tom Fraleigh [Reginald Owen] ávido por uma nova garota-propaganda para sua marca, que transmitisse confiança aos clientes...
EU, ELA E A OUTRA 1963
Move over, darling
Após ser vítima de um acidente aéreo e permanecer isolada durante cinco anos em uma ilha deserta nos Mares do Sul, Ellen Wagstaff Arden [Doris Day] é finalmente resgatada pela Marinha norte-americana. Ansiosa para retornar e rever o marido Nick Arden [James Garner] e as duas filhas pequenas, sequer pode imaginar as surpresas que irá enfrentar depois de tantos anos distante da família. Por sua vez, sem esperanças de encontrar a esposa viva diante das sucessivas buscas fracassadas,Nick, que sempre fora um companheiro fiel, consegue no Tribunal o reconhecimento atestando o falecimento legal de Ellen. Desta forma, oficializa o casamento com a jovem Bianca Steele [Polly Bergen]...
NÃO ME MANDEM FLORES 1964
Send me no flowers
George Kimball [Rock Hudson] é um consumidor compulsivo de medicamentos – para todos os sintomas do corpo existe um específico – obstinação que sequer impressiona mais sua esposa Judy Kimball [Doris Day]. O ápice se dá quando, durante uma das tantas consultas ao médico da família doutor Ralph Morrisey [Edward Andrews] escuta de uma antessala o diagnóstico repassado a um cardiologista sobre o estado terminal de outro paciente – acreditando ser uma descrição do seu quadro – George amargurado incorpora o trágico desfecho...
FAVOR NÃO INCOMODAR 1965
Do not disturb

A ESPIÃ DE CALCINHAS DE RENDA 1966
The glass bottom boat
Jennifer Nelson [Doris Day], jovem e encantadora viúva atrai a atenção por onde quer que passe, dona de trejeitos sutis ajuda seu pai Axel Nordstrom [Arthur Godfrey] a promover passeios turísticos nas águas de Santa Catalina, ilha rochosa ao largo da costa da Califórnia, o ápice se dá durante sua apresentação como sereia nadando abaixo do barco com o fundo envidraçado. Em um desses espetáculos sua cauda é fisgada pelo anzol de uma lancha atracada a poucos metros - uma área imprópria para pesca - tal situação gera acalorada discussão com o proprietário Bruce Templeton [Rod Taylor], que fica seduzido pelas doces ofensas desferidas pela moça...
EVERY GIRL'S DREAM 1966
Every girl's dream

A INDOMÁVEL 1967
The ballad of Josie

CAPRICHO 1967
Caprice
Paris está entre os maiores centros voltado a estética feminina, é também onde Patricia Fowler [Doris Day], conceituada desenhista industrial da empresa Femina Cosméticos – destacada neste segmento – se vê envolvida em um escândalo de proporções arrasadoras a sua imagem por supostamente vender a fórmula de um novo desodorante para outra importante concorrente. Situação inusitada que acaba lhe afastando de seu cargo proeminente...
ONDE ESTAVAS QUANDO AS LUZES APAGARAM? 1968
Where were you when the lights went out?

TEM UM HOMEM NA CAMA DA MAMÃE 1968
With six you get eggroll