PALAVRAS AO VENTO
Written on the wind


Alguns caminhos me trouxeram a esta produção e sem qualquer dúvida o fundamental é a participação de Rock Hudson no papel principal, depois de um breve olhar também a música tema Written on The Wind escrita por Sammy Cahn e Young Victor, magistralmente interpretada por The Four Aces, que tem o poder de seduzir e transportar a um universo mágico, de sentimentos extenuados pelas feridas humanas, estrangulado pela ansiedade desmedida, sem compaixão.

A trama é difusa, conduz a um mundo de valores voláteis, Kyle Hadley [Robert Stack], herdeiro de um magnata do petróleo no Texas, tem em Mitch Wayne [Rock Hudson] uma espécie de irmão e protetor, embora não passe de um amigo de infância criado em sua casa, o pai Jasper Hadley [Robert Keith], viúvo, também enxerga neste o filho personificado, interessado nos negócios e sucessor em potencial capaz de difundir seu império. Por outro lado sua filha Marylee Hadley [Dorothy Malone] vislumbra o amor do rapaz, anseio incompreendido de infância e não correspondido.

Lucy Moore [Lauren Bacall], recém-contratada no escritório da empresa em Nova Iorque desperta a paixão fulminante em Mitch, consequentemente sufocada pelo mesmo sentimento manifestado em Kyle, que de forma persuasiva pede a moça inesperadamente em casamento. É quando as relações se transformam, a jovem esposa muda-se para a mansão da família, apesar de conquistar a simpatia do sogro Jaspe, encontra na cunhada Marylee a primeira resistência que percebe de imediato os olhares contínuos de Mitch.

A derrocada final dá-se após a morte de patriarca Jaspe Hadley, Kyle, até então regenerado do alcoolismo e da vida boemia descobre ser potencialmente impedido de ter filhos devido uma suposta esterilidade, circunstância transgressiva em seu casamento, principalmente quando Lucy efusiva lhe revela estar grávida, imediatamente é acusada de infidelidade juntamente com Mitch, após ter sido alertado pela irmã, embriago espanca a esposa que consequentemente sofre um aborto. Desgraças agregadas a trágica morte de Kyle, a solidão de Marylee e a partida de Mitch e Lucy, encerrando o ciclo das vidas inexatas.

Assistido e comentado by Marco Müller
Publicado 16 | Novembro | 2011

*Poster promocional do filme

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL Written on the wind
GÊNERO Romance
TEMPO DE DURAÇÃO 99 minutos
DATA DE LANÇAMENTO [EUA] 1956
ESTÚDIO Universal International Pictures
DIREÇÃO Douglas Sirk
PRODUÇÃO Albert Zugsmith
ROTEIRO George Zuckerman

ELENCO

ROCK HUDSON Mitch Wayne
LAUREN BACALL Lucy Moore Hadley
ROBERT STACK Kyle Hadley
DOROTHY MALONE Marylee Hadley
ROBERT KEITH Jasper Hadley
GRANT WILLIAMS Biff Miley
ROBERT J WILKE Dan Willis
EDWARD PLATT Dr Paul Cochrane
HARRY SHANNON Hoak Wayne
JOHN LARCH Roy Carter
JOSEPH GRANBY R J Courtney
ROY GLENN Sam
MAIDIE NORMAN Bertha
WILLIAM SCHALLERT William
JOANNE JORDAN Brunette

SCREENSHOTS


Título original

Lucy Moore [Lauren Bacall] e Mitch Wayne [Rock Hudson]

Mitch Wayne [Rock Hudson] e Lucy Moore [Lauren Bacall]

Kyle Hadley [Robert Stack] e Lucy Moore [Lauren Bacall]

Lucy Moore [Lauren Bacall] e Kyle Hadley [Robert Stack]

Kyle Hadley [Robert Stack]

Hadley [Robert Keith], Lucy Moore [Lauren Bacall] e Kyle Hadley [Robert Stack]

Mitch Wayne [Rock Hudson] e Marylee Hadley [Dorothy Malone]

Mitch Wayne [Rock Hudson], Lucy Moore [Lauren Bacall] e Kyle Hadley [Robert Stack]

Mitch Wayne [Rock Hudson]

Mitch Wayne [Rock Hudson] e Lucy Moore [Lauren Bacall]
.