TUDO QUE O CÉU PERMITE
All that heaven allows


Cary Scott [Jane Wyman] recém-egressa da juventude convive com a morte prematura do marido - afeita aos bons costumes - ditosos e prevalecentes em seu cotidiano, se encarregou de cuidar sozinha dos filhos, a jovem Kay Scott [Gloria Talbott] e Ned Scott [William Reynolds]. Não bastasse dilacerante cumprimento, é acompanhada por Sara Warren [Agnes Moorehead], espécie de amiga e confidente, esta, prestimosa insiste sempre em convidar-lhe para festas requintadas organizadas por influentes personalidades da sociedade local. Cary por sua angelitude e aparente fragilidade desperta o interesse tanto de solitários de avançada idade, como de propensos galanteadores comprometidos, mas não é este seu universo, nada que lhe induza a uma nova relação.

Conceitos que começam a mudar quando percebe a presença do jardineiro Ron Kirby [Rock Hudson] em sua casa, o rapaz um tanto mais jovem, mansamente invade e desarma seu coração, com pequenos e delicados gestos rompe a pretensa barreira formada pelas farpas da inquietude. Aos seus braços Cary reencontra a proteção ora perdida, a companhia e os cuidados dispensados, só que a teia de intrigas forma-se em fracionados segundos ao serem flagrados juntos, rumores de uma traição ao cônjuge ainda em vida compromete todo bom começo. O repúdio dos filhos é outro ponto abalável, a desconfiança nas verdadeiras intenções do rapaz com a mãe incendeia de vez as chances de continuidade.

Ron desolado se refugia em sua casa nas montanhas, a qual havia restaurado ao gosto de Cary, enquanto ela solitária novamente vê seus filhos partirem seguindo caminhos distantes. Restando quase nada, migalhas de um amor desperdiçado ante as impressões alheias, arrependida tenta reatar enquanto ainda restasse qualquer possibilidade, só que em uma atitude brusca, Ron sofre grave acidente e inconsciente permanece adormecido sob forte nevasca - predominante na região - após ser socorrido é mantido sob cuidados médicos. Enquanto repousa, deitado em um velho sofá frente uma enorme janela envidraçada aos poucos recobra os sentidos, a seu lado amargurada Cary implora que sobreviva e incrédula o escuta sussurrar a incidente pergunta: “Você voltou para nossa casa?”.

Assistido e comentado by Marco Müller
Publicado 22 | Dezembro | 2011

*Poster promocional do filme

FICHA TÉCNICA


TÍTULO ORIGINAL All that heaven allows
GÊNERO Comédia
TEMPO DE DURAÇÃO 88 minutos
DATA DE LANÇAMENTO [EUA] 1955
ESTÚDIO Universal International Pictures
DIREÇÃO Douglas Sirk
PRODUÇÃO Ross Hunter
ROTEIRO Edna Lee | Harry Lee | Peg Fenwick

ELENCO

ROCK HUDSON Ron Kirby
JANE WYMAN Cary Scott
AGNES MOOREHEAD Sara Warren
CONRAD NAGEL Harvey
VIRGINIA GREY Alida Anderson
GLORIA TALBOTT Kay Scott
WILLIAM REYNOLDS Ned Scott
CHARLES DRAKE Mick Anderson
HAYDEN ROARKE Dr Hennessy
JACQUELINE DEWIT Mona Plash
LEIGH SNOWDEN Jo-Ann
DONALD CURTIS Howard Hoffer
ALEX GERRY George Warren

SCREENSHOTS


Título original

Sara Warren [Agnes Moorehead] e Cary Scott [Jane Wyman]

Ron Kirby [Rock Hudson] e Cary Scott [Jane Wyman]

Ron Kirby [Rock Hudson]

Kay Scott [Gloria Talbott], Ned Scott [William Reynolds] e Cary Scott [Jane Wyman]

Cary Scott [Jane Wyman]

Cary Scott [Jane Wyman] e Ron Kirby [Rock Hudson]

Cary Scott [Jane Wyman]

Cary Scott [Jane Wyman] e Ron Kirby [Rock Hudson]

Ron Kirby [Rock Hudson] e Cary Scott [Jane Wyman]

Cary Scott [Jane Wyman]

Cary Scott [Jane Wyman]

Cary Scott [Jane Wyman]

Dr Hennessy [Hayden Roarke] e Cary Scott [Jane Wyman]

Cary Scott [Jane Wyman]

Ron Kirby [Rock Hudson] e Cary Scott [Jane Wyman]