AGENTE 86
EP117 O tesouro de C. Errol Madre


Nas duas últimas semanas a KAOS roubou quatro carros-fortes destinados a pagamentos federais, para evitar outra ação delituosa, o Chefe [Edward Platt] orienta pessoalmente Max [Don Adams] e Larabee [Robert Karvelas] encarregados de conduzir e proteger o quinto veículo, que transportará ao Fifth National Bank uma grandiosa quantia a ser investida no saneamento de todas as dívidas do CONTROLE, impedindo dessa maneira a inatividade da agência de espionagem.

Contudo, apesar da estratégia de segurança, os agentes são enganados e acabam cedendo mais uma vez ao plano ousado da organização criminosa – situação decorrente que conduz a extinção temporária do serviço governamental.

Como última esperança, resta ao Chefe revelar a existência de uma suposta mina de ouro perdida a Max, o local descoberto há quinze anos por Frogsie Debs [Don Adams] e seu comparsa C Errol Madre [Broderick Crawford] fica no pequeno povoado de Mira Lodo no México. Fracos e doentes na época para garimpar, os dois desenham um mapa, porém, a falta de confiança mútua os levou a partir o valioso documento ao meio, para que uma metade não tivesse utilidade sem a outra.

O reencontro nunca aconteceu, já que Frogsie passou os últimos quatorze anos na prisão em território americano, contando o segredo pouco antes de morrer e cumprir o restante da pena, por outro lado Madre ainda o espera na mesma região. O grande trunfo está na perfeita semelhança entre o bandido falecido e Max, que precisa correr contra o tempo e aprender todos seus trejeitos, sem que desperte qualquer fio de desconfiança em Madre.

No árido solo mexicano as adversidades se assemelham, ficando no comentário de C Errol Madre, agora bem mais velho o momento espirituoso do episódio quando confuso, enxerga o amigo com o mesmo aspecto da última vez:

- É você, Frogsie? Esperei por quinze anos. Quer saber de uma coisa? Você não mudou nada. Ainda usando as mesmas roupas. Por quê?
- Eu sou antiquado. Responde Max caracterizado como Frogsie...

Assistido e comentado by Marco Müller
Publicado 10 | Novembro | 2013

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL The treasure of C Errol Madre
DATA DE EXIBIÇÃO [EUA] 24 | 10 | 1969
TEMPO DE DURAÇÃO 25 minutos
DISTRIBUIÇÃO Paramount Studios
ROTEIRO Chris Hayward - Bob De Vinney
CRIAÇÃO Mel Brooks e Buck Henry
DIREÇÃO Don Adams
PRODUÇÃO Chris Hayward

ELENCO

DON ADAMS Maxwell Smart | Frogsie Debs
BARBARA FELDON Agente 99
EDWARD PLATT O Chefe
ROBERT KARVELAS Larabee
BRODERICK CRAWFORD C Errol Madre
DON DIAMOND Goldmouth
NATIVIDAD VACIO Felicidad
ALBERTO MONTE Lopez
ANDY ALBIN Bartender
RICHARD YARMY Foster
AL TRAVIS Nicholson
FRED SLYTER Homem

SCREENSHOTS


Chefe [Edward Platt]

Max [Don Adams] e Larabee [Robert Karvelas]

A agente 99 [Barbara Feldon], o Chefe [Edward Platt] e Max [Don Adams]

Larabee [Robert Karvelas]

Frogsie Debs [Don Adams]

C Errol Madre [Broderick Crawford]

C Errol Madre [Broderick Crawford] e Frogsie Debs [Don Adams]

Frogsie Debs [Don Adams]

Frogsie Debs [Don Adams] e C Errol Madre [Broderick Crawford]

Goldmouth [Don Diamond]